quarta-feira, 23 de março de 2011

100% Negro Sim!

Na sociedade é evidente que existe sim, um preconceito dos negros com os próprios negros. Normalmente por um motivo bem simples, o que uma criança negra aprende sobre sua cor na escola? Que eram escravos, "animais", lixos, feio... E sobre brancos? Civilizado, rico, bonito, etc. Ok, sobre a escravidão negra é até verdade. Porém, por que não é explicada a origem disso, por que não é falado que boa parte dos mulçumanos, civilização extremamente avançada culturalmente era de negros, por que não falar que o maior império já visto na terra, o do Egito, também era composta por negros, por que, para pegar um exemplo mais “recente”, não falar da luta contra o domínio europeu feito pelo povo da Etiópia, por que não falar da revolução de escravos no Haiti e como eles venceram Napoleão... etc..etc... Por que isso, entre outras várias coisas que poderiam citar, é simplesmente esquecido. Então passando por essa “lavagem” de desinformação é claro que o molequinho 11, 12,13 anos,etc... Não vai querer ser negro; eles pensam Ser “inferior”, eu? Não... sou mulato, moreno, etc. Esses eufemismos tolos.

Então explicado isso vamos ao ponto da camisa 100%Negro. Que representa: "EU SOU NEGRO SIM!!! NÃO ESCONDO... E TENHO HISTÓRIA, MESMO O SISTEMA ME IGNORANDO".
É de certo modo o mesmo que um gay usar a camisa, 100%gay. O que representaria: "EU TENHO ORGULHO DE SER GAY... QUER ME DISCRIMINAR, FODA-SE".

Ou seja, as camisas não passam (ou deveriam) a mensagem de raça ou cor, não. Ela existe pelo conceito histórico (e necessário) de auto afirmação, ou seja, ela tem uma simbolização devido ao contexto, exemplo: Se um judeu usar a camisa 100%judeu no Brasil, não vai fazer diferença, certo? Agora e na Alemanha pós-nazismo??? Provavelmente faria muito sentido e passaria uma bela mensagem.

Agora, com todo respeito qual seria o motivo de uma pessoa branca usar uma camisa 100%branco? Não há contexto histórico ou motivo (“nobre”) para isso. Ele apenas estaria dizendo: “sou feliz por ser branco”, tá, mas todo mundo tem que ser feliz na cor que seu genótipo definir. Ou então ele estaria querendo dizer que é feliz de ser branco por não ser de outra cor?? Enfim, no contexto não há mensagem. É o mesmo que alguém usar a camisa: “orgulho hetero”, pra dizer que é feliz não sendo gay, ok, mas, heteros são a maioria e não são discriminados por isso. Então também não tem sentido e se torna uma provocação imbecil ou uma auto afirmação de quem tem duvidas de sua sexualidade.

Então para resumir de forma bem clara: A camisa 100%negro não exalta a COR e sim O CONTEXTO HISTÓRICO DE DISCRIMINAÇÃO, então a mensagem é: “eu, minha raça (e não me venham com essa tolice de que todo mundo é raça humana e bla.. bla.. bla), sofremos, passamos por discriminação e etc, mas eu tenho orgulho de ser NEGRO SIM, conheço minha história”.

"As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos."

(Malcom X)

6 comentários:

  1. Eu tive, alias todos os negros em minha juventude, este tipo de educação citado em seu texto JC nas escolas e isto para crianças atacam a autoestima. Porém em casa tive um diferencial, meu pai me ensinou a história das civilizações e a ter um ponto de vista critico até mesmo do que ele me falava. Graças a ele adquiri orgulho de ser negro e vou passar isto aos meus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais de escrever o que irei escrever é bom deixar dito que minha intenção não é mudar a sua idéia acerca do assunto discriminação ou racismo, mas talvez o que será escrito pode acrescentar fatos a discussão.
    Pela sua foto nota-se que você é negro e este fato isolado já justifica seu post. Eu concordo em parte com seu discurso, porém o grande problema da maioria das pessoas que pertence a uma classe com histórico de sofrer discriminação é que seu interesse sobre o assunto limita-se a discriminação que elas sofrem. Veja por exemplo, eu sou branco, e assim como existem varias tonalidades de cor que classificam uma pessoa como negra (o Will Smith por exemplo é um negro mais pro marrom, enquanto o Mussum e o Pelé são mais escuros), existe a mesma coisa para os brancos. Eu sou aquele cara extremamente branco, que as pessoas aqui no Brasil costumam achar que são gringos americanos ou suecos, e por conta da minha cor branca acentuada sofri e ainda sofro com discriminação. Eu não tenho nenhum problema com a minha pele, pra te falar a verdade quando eu era criança nao via diferença nenhuma entre as cores (meu melhor amigo de infancia era negro), so fui notar que eu era mais branco que a maioria, que é pardo, quando outra criança me disse que eu era muito branco e perguntou se eu nao tomava sol, isso mexeu um pouco comigo, me senti diferente e mais feio que os outros. Só pra cituar você, eu não sou albino, sou branco europeu, que já é diferente do branco que consideram aqui no Brasil que é o branco mais pardo. Durante a minha adolescencia eu sentia também que as vezes eu era julgado por alguns pela cor da minha pele, não sei dizer porque, acho que não passava credibilidade. Outra vez me falaram que sentiam nojo da minha cor, sem contar que direto me perguntam se eu sou assim porque não tomo sol. O que responder há uma pergunta dessas? Não há logica nisso, seria o mesmo que pensar que um negro talvez ficasse branco se nao saisse de casa durante o dia por 1 ano. Por que eu tenho que tomar sol se eu estou satisfeito comigo mesmo ?
    Poise amigo, não podemos discursar a discriminação apenas do enfoque do racismo, ainda mais vago e egoista seria debater apenas o problema dos negros, que na verdade não passa de um sub-item do item racismo do assunto discriminação, sacou ? Na minha cabeça para você combater a discriminação você não pode eleger uma das tantas classes que ela afeta e resolver o problema apartir dai, você tem que primeiro pregar o respeito e ensinar a noção de igualdade às crianças, porque não são só os negros que sofrem com isso, eu como branco sofro também, os gordos sofrem, os homosexuais, os indios, os pardos, os latinos etc.
    Sendo assim, porque eu que sou branco e me sinto discriminado não posso usar uma camisa dizendo "100% branco" ? Não seria uma auto afirmação da minha luta contra a discriminação racismo que eu sofro ?
    Eu acho ruim quando eu vejo alguem com este tipo de camisa "100% alguma coisa" porque é pouco significativo. Alguns defendem que estão protestando pela sua minoria, mas se parar pra pensar não existe maioria absoluta, o todo é dividido em minorias, então se cada um parasse de pensar apenas na minoria da qual faz parte (branco, negro, gordo, homosexual etc) ai sim teriamos um avanço porque estariamos pensando em um TODO e não apenas nos problemas que afetam a nossa metade.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Ancião

    Isso é muito importante mesmo para formação da pessoa.

    José

    Excelente seu comentário... Concordo com vc, que o tema do racismo é algo amplo, que não pode ser simplificado em uma raça, porém, também não pode ser negado ou tratado com irônia (como alguns fazem)...

    Entendo o que vc passa (passou), mas, ai vem de uma movimentação legítima de insatisfação que qualquer outra pessoa "Igual" a você, deveria fazer. O que critíco é o uso da camisa (entre outras coisas) "Orgulho Branco" de forma jocosa, isso, é ridículo

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6.2.12

    Agora, com todo respeito qual seria o motivo de uma pessoa branca usar uma camisa 100%branco? Não há contexto histórico ou motivo (“nobre”) para isso. Ele apenas estaria dizendo: “sou feliz por ser branco”, tá, mas todo mundo tem que ser feliz na cor que seu genótipo definir. Ou então ele estaria querendo dizer que é feliz de ser branco por não ser de outra cor?? Enfim, no contexto não há mensagem.
    __________________________________________

    Brancos não tem contexto histórico?

    kkkkk...Q ódio é esse hein?

    Os brancos fizeram a humanidade andar...

    Telefone, Internet, Computador, Carro, Avião, Rádio, Embarcações, Cinema, Fotografia, Descoberta da genética e muitas outras coisas...

    Grandes nomes como: Benjamim Franklin, Albert Einstein, Mozart, Alexandre O Grande, Galileu Galilei, Nikola Tesla, Platão, Aristóteles etc...

    Se pra você isso não é ter contexto histórico então não sei o que é...

    Minha família não escravizou seu povo e veio depois da abolição da escravidão...Eram pobres e não dependeram de ninguém pra se firmar aki no Brasil...

    Não tenho dívidas com os negros, vocês deveriam culpar os portugueses e não todos os brancos...

    Outra coisa...Você está sendo racista...Ninguém está acima da lei e não há nada proibindo qualquer pessoa em sentir orgulho de sua raça independente de ser branco, negro, amarelo etc....

    Branco também pode se sentir orgulhoso...Jamais vou ensinar a meu filho que ele é culpado da escravidão que acabou há muito tempo atrás até pq ele não é e nem eu sou...

    Vitimismo é ridículo...Se vc não sabe negros já escravizavam outros negros antes dos europeus...E ae? Vai culpar também sua raça? Não neh, mas o branco você pode não é mesmo?

    Talvez se seus antepassados não tivessem sido escravizados, acho que você nem estaria aqui com seu computador e internet (inventado por brancos)...Pelo contrário iria estar na África passando fome!

    Pense nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... interessante o que você diz. Não, não há racismo no meu texto, e muito menos vitimismo. E onde eu prego o ódio ao branco? kkkk... acho que deixei bem claro, NO BRASIL, realmente, não há contexto histórico de uma camisa "100%branco" como afirmação de qualquer coisa. O fato da importância dos brancos para história, e porra, é claro que foram, seria bem um idiotisse não os tornam "vitímas" de um sistema, e eu estou falando, especialmente de Brasil. Então esse exemplo de que negros escravizavam outros negros acho que não se encaixa.

      Ps. Sobre o último parágrafo, por favor, leia um pouco sobre a colonização da África, e ai, a gente debate, ok.

      Um abraço. o/

      Excluir
  5. Pô, meu amigo... você deveria ter pego o contexto por completo, né?

    "eu, minha raça (e não me venham com essa tolice de que todo mundo é raça humana e bla.. bla.. bla), sofremos, passamos por discriminação e etc, mas eu tenho orgulho de ser NEGRO SIM, conheço minha história”...

    Se você interpretar direitinho o contexto COMPLETO, vai entender. :)

    ResponderExcluir

É o verbo...