quarta-feira, 9 de março de 2011

Mentiras históricas contadas no futebol

No futebol existem algumas mentiras (mitos) contadas que alguns setores da mídias, torcedores, etc. Alimentam (ou acreditam) como se fosse verdade. Vamos a alguns exemplos:


1° Que o Botafogo de Garrincha foi o grande rival do Santos de Pelé.

Mentira: o único time que chegou mais próximo de rivalizar com o Santos foi o Palmeiras. Tanto que ele depois do Santos foi o que mais se beneficiou quando a taça Brasil foi aceita como campeonato brasileiro. O Botafogo tinha força apenas estadual. Nacionalmente ganhou um título em 68, quando Palmeiras e Santos desistiram do campeonato.


2° Que Garrincha não era objetivo e não gostava de fazer gol.

Muitos citam o exemplo de quando ele driblou o time todo (do Bangu se não me engano) chegou embaixo da trave e voltou. Porém esse jogo já estava pra lá de 5 x 0... Vejam como exemplo a Copa de 62, Garrincha fez gol de falta, cabeça, perna esquerda, direita, etc... Dizer que ele não era objetivo é mentira. Pode-se dizer sim, que ele não era profissional, isso é fato.


3° Que América e Portuguesa já foram grandes.

Mentira. Nenhuma das duas equipes chegou ao status de grande, como o Botafogo hoje (para nivelar por baixo) em momento algum. Eram apenas equipes competitivas (que sempre estavam disputando o campeonato) e fizeram alguns torcedores, enfim, equipes de temporadas sem regularidade, assim como Juventude, Ponte, Guarani, etc... Nenhum pode ser considerado grande, mesmo que estadualmente. A única equipe que "deixou" de ser grande é o América-Mg.



4° Que Yashin é o maior goleiro da história.

Vejam os gols que ele tomou na copa de 62 e depois a gente conversa. Yashin é uma lenda. Nada mais que isso. Na sua época foi o maior, mas se comparar com os goleiros de hoje, perde para muitos. O que tornou Yashin mito é que ele foi o primeiro goleiro a sair da pequena area e a se adiantar em penâltis (por isso defendeu tantos), enfim, antes os goleiros só iam da direita para esquerda e ele mudou esse conceito, mas como goleiro, era "comum".

5° Maradona foi um dos grande jogares da história do Boca.

Ele é torcedor do Boca e por tudo que representa na Argentina a torcida o venera. Mas na história do Boca ele pouco representa, não chegou a jogar 100 jogos lá e conquistou apenas um título. Por exemplo, Tevez é muito mais importante e respeitado (como jogador do clube) do que ele.



6° O argumento de que: “ahh.. como pode um torneio em que um time jogou 6 jogos ter o mesmo valor de um em que ele jogou 42”. (Isso em referência a Taça Brasil ser aceita como campeonato brasileiro)..

Isso é não chega a ser mentira, mas é um argumento falho. Maior exemplo disso, o Estudiantes foi campeão da libertadores em 2009 jogando 14 jogos e campeão em 1969 jogando 4 jogos. E ambos os títulos tem o mesmo valor na história do clube.


7° Friedenreich

é uma mentira parecida com Yashin. Ele jogou em uma época semi-amadora e de segregação (só a elite jogava futebol) então não da para saber (até pq quase ninguém viu) se ele era grande jogador mesmo. E sua lista de clubes (mais de 10) e títulos (menos de 10) depõem contra ele ter sido esse jogador fora de série.



8° Que Sport e Guarani armaram para ambos chegarem a final em 87

dizer que os times terem “divididos” o módulo amarelo, após as 11 penalidades para ambos irem para o quadrangular (fato que algumas pessoas da mídia como Rica Perrone ainda alimentam) é complicado. Para deixar claro aquele regulamento já estabelecia o cruzamento entre as 4 equipes. Então por exemplo poderia acontecer coisas bizarras como o time ser vice do Módulo amarelo e campeão nacional. Ou vice do módulo verde e campeão nacional.


Enfim, se vocês souberem de mais desses “mitos” eu ficaria grato em saber. Compartilhem.


"Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende".

Neném Prancha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É o verbo...