domingo, 29 de março de 2009

Nós que aqui estamos por vós esperamos.


Mais uma vez, tive a oportunidade e enorme alegria de assistir o melhor filme-documentário... Falar a verdade o melhor filme no contexto geral, que eu já vi em minha vida, que é NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS.





Não vou fazer aqui uma crítica sobre o filme, já que sou muito suspeito para uma análise "fria" sobre ele. Porém, não posso deixar de expressar o que é esse filme para mim, e claro indica-lo.

Primeiro vale lembrar que a película, de Marcelo Masagão, teve um orçamento de pouco mais de 140 mil, sendo que 80 mil direcionado somente para o pagamento de direitos autorais de imagens e fragmentos de vídeos. Só em termos de comparação com outros filmes brasileiros, Tropa de Elite custou mais de 10 milhões, e praticamente todos os filmes de qualidade duvidosa (em sua maioria péssimos) de Xuxa e Didi, não custam menos de 5 milhões.

Mesmo com o baixo recurso, Marcelo Masagão conseguiu fazer tudo o que se espera da propósta do filme, que é tratar de uma forma simples porém com uma introspecção psicanalítica formidável o século XX. Ele mostra, e faz nós pensar um pouco do que realmente são os nossos valores e o que eles valem, diante o mundo, mostrar que não somos os únicos e que consequentemente a história não se faz por apenas uma pessoa. (Ninguém tem esse poder).

O filme traz tudo o que se espera da sétima arte, faz com que você se emocione, pense, ria. Além de passar uma certa melancolia com tons de otimismos.

É difícil fazer uma definição tão rica quanto o filme já que ele só pode ser compreendido em sua totalidade (ou parte) assistindo-o. Então só posso indicar mesmo, e esperar que se um dia eu venha a fazer algo de bom, tenha a qualidade dessa verdadeira obra de arte.

Se da para resumir um pouco o filme em uma frase, eu usaria a que inícia a obra:

"Pequenas histórias, grandes personagens
Pequenos personagens, grandes histórias".

4 comentários:

  1. Opa! tudo bom?

    Obrigado pelo apoio cara! vlw mesmo.

    Ah eu vo ver se acho esse filme pra baixar em algum site de torrent da vida! rs

    vlw pela indicação

    ResponderExcluir
  2. Baixe mesmo, é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica. Vou assisti-lo. Abraço e gostei muito do blog. Estou seguindo agora.

    ResponderExcluir
  4. obg Fernando fico muito grato.

    ResponderExcluir

É o verbo...