quarta-feira, 4 de março de 2009

O sentido...É


Busquei, pesquisei e analisei, até que consegui chegar a um texto que resume bem, o que é a "minha" filosofia ou forma de pensar. O texto é de Parmênides, filosofo nascido em Eléia, hoje Vélia (Itália), que de modo simplificado resumia seu pensamento no seguinte:

Unidade e a imobilidade do Ser.
O mundo sensível é uma ilusão.
O ser é uno, eterno, não-gerado e imutável.

Futuramente eu venha a postar, algo mais significativo e abrangente a respeito desse filosofo. Porém hoje irei me ater apenas, em explicar com as palavras, de Parmênides, o que vem a ser um pouco da minha razão, e do que É certo para mim, repito para mim...


"Pelas palavras da Justiça, Parmênides indica dois caminhos para a investigação. O primeiro diz respeito ao "que É" e que tem de ser, É o caminho da verdade. O outro diz respeito ao "que não É" e não tem de ser, caminho verdade à investigação. Uma possibilidade de compreensão é atribuir ao verbo "É" o sentido de existência. que só é possível pensar e discursar a respeito do que existe ( "que é") do que não existe ("que não é") não sendo possível discorrer porque é um caminho incognoscível.

O não-ser é uma via excluída para investigação porque é aquilo que não se pode falar. Quando se quer indicar algo, a razão diz que é e como é. Mas como indicar ou discorrer sobre o que não tem existência, o que não-é? tomando um exemplo, pode-se indicar uma árvore. Mas como indicar ou falar do que não seja uma árvore: Isso não é possível, pois teria de apontar tudo o que não fosse uma árvore: pasto, nuvem, prédio, carro e tudo mais, que já são alguma coisa. Logo, tendo de dizer tudo, diz-se nada. Não-ser É então, nesse caso, tomado como equivalentente ao "nada".


Eu acho que isso consegue resumir um pouco do meu pensamento e responder o título desse blog, futuramente eu continuarei com o artigo (um pneu É um pneu, se possível leiam) passado de forma mais abrangente toda minha teoria.


O texto foi tirado da revista: Filosofia especial, Ano I N° 2. Editora: Escala.

9 comentários:

  1. Prefiro ficar sem definições.Parar pra pensar se é certo ou errado, que tem verdades e opiniões, ficamos doidos e chegamos a nenhuma conclusão...por que? Filosofos não tem registros ou fatos. Seus pensamentos são interessante e até próximos a realidades, não ao ponto de seguir...
    Fica minha opinião.

    Conheça meu blog.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4.3.09

    Belo texto, gostei!
    Bem profundo!^^
    Comente no meu blog, tb, ok?

    http://taiscristinasworld.blogspot.com

    Beijos

    Tais Cristina

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto... você escreve muito bem, parabéns, de um jeito bem dinâmico que não deixa o conteúdo para trás.

    abraços.
    http://filme-pipoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo em partes com você, e de certo modo É o que eu penso, agora só fuja dos porquês...

    e obrigado Tais e Caio..

    ResponderExcluir
  5. Concordo c o Fabrício.
    Pq a resposta p esta pergunta depende mto do momento de quem responde.
    Muda constantemente. E dificilmente 2 pessoas estarão na mesma sintonia.

    Adorei o post... faz pensar.
    Deixa uma pulguinha p resto do dia.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. obg...Bruna, é verdade...(em partes) o mundo como diria Heraclito "tudo está em constante movimento", porém o homem..não..

    ResponderExcluir
  7. Filosofia não É o meu forte. Euu me confundo com as idéias, e me confundi em algumas partes do texto.
    Porém, seu blog É bem diferente. Um prato cheio pros filósofos de plantão.

    ResponderExcluir
  8. Quem sabe Dan...sobre se confundir É uma pena, já que a ideia não É essa..

    um abraço !!

    ResponderExcluir
  9. OLÁ pessoal,
    Pensmaento surpreendente esse do grande filosófo Parmênides. Gostaria somente, se permitem, acrescentar que o seu pensamento inaugura na história da humanidade, o método racionalista de pensar as coisas, segundo seus principais postulados.
    Costumams dizer que só acreditamos vendo, Parmênides, nem assim, acreditava.Dos sentidos surgiam sensasões nem sempre confiaveis, e quando era forçado a decidir se confiava nos sentidos ou na razão, decidia-se pela razão.
    Eh isso!!!!!
    Flw

    ResponderExcluir

É o verbo...