domingo, 5 de abril de 2009

O engano da "máscara".


Já disseram que, "sem o auxilio de algum tipo de máscara em nosso comportamento, não sobreviveríamos em sociedade". A frase É verdadeira, porém demonstra um dos maiores enganos da humanidade.

A "máscara" não É algo comum a todos, e consiste, resumidamente falando: em comporta-se de forma diferente em determinados locais e momentos, não ser você mesmo, É o que eu chamo de Esquizofrenia social, onde se É várias "pessoas", o que os outros pedem e não se mantém uma personalidade definida, se É que existe uma personalidade nesses casos. E muita vezes, essa "máscara" É utilizada para encobrir falhas de "formação" ética, moral e social.

Esse tipo de comportamento faz parte principalmente das sociedades Heterógêneas, em sua maioria ocidentais (o que É um contra senso maior ainda). Já que as sociedades orientais, exemplos: Oriente Médio, China, Índia etc. São bem mais Homogêneas, onde o comportamento É regulamentado de forma rígida seja pela religião ou governo, então todos são de certo modo, "um só".

Porém em uma sociedade Heterógênea, É um erro, se moldar em via dos outros, já que por viverem em uma "Democrácia", com o direito de ir e vir, fica-se, vive-se e convive-se onde lhe convém e com quem lhe É agradável, então você constroi a "sua" sociedade. isso claro, com o mínimo de despreendimento do capital que É um dos grandes responsáveis pela "máscara" e de autorespeito. Já que essa malfadada "máscara" apesar de utilizada em demasia, É algo refutável, e facilmente mutável pela transparência dos atos.


"mentir para si mesmo É sempre a pior mentira".

6 comentários:

  1. Anônimo6.4.09

    Concordo;;;;;

    ResponderExcluir
  2. Realmente, mesmo aqueles que tentam de todas as formas serem claros. Em algum momento poem a mascara. E na maioria das vezes para engar a si.


    Abração.

    ResponderExcluir
  3. E como enganam. Como disse o Anônimo, concordo...

    ResponderExcluir
  4. Cara, vim agradecer teu comentário em meu blog.
    abrá.

    tipo, sobre teu post.
    acredito na mascara ultilizada sim..
    a sociedade, desde de muitos anos atrás(não vou chutar milhões, nem mils, nem nada) estipulou que o homem, o ser humano, tem que agir de um jeito de que contrário seria ridicularizado.
    é uma hipocrisia isso.
    uma merda, por isso, que hoje o mundo tá que tá uma maravilha, concorda?
    :)

    bom, abrá.
    :*

    ResponderExcluir
  5. se essa "maravilha" for uma ironia, eu concordo, caso não, discordo, acho que por isso hoje o mundo É o que É, e na minha opinião, não É uma maravilha.

    ResponderExcluir
  6. A mascara é usada como forma de se esconder, e escurecero seu eu verdadeiro..

    http://bocadegamela.zip.net/
    http://bocadegamela.zip.net/
    http://bocadegamela.zip.net/

    ResponderExcluir

É o verbo...