terça-feira, 27 de outubro de 2009

Utopia.

Trecho do livro, UTOPIA, de Thomas Morus.

"Os utopianos classificam nessa espécie de prazeres bastardos a vaidade daqueles de que já falei, que se crêem melhores porque usam uma roupa mais bonita. A vaidade desses tolos é duplamente ridícula.

Em primeiro lugar, consideram suas roupas acima de suas pessoas; pois, quanto ao que é de uso, em que, vos pergunto, uma lã mais fina prevalece sobre uma lã mais grossa? Entretanto, os insensatos, como se distinguissem da multidão pela excelência de sua natureza, e não pela loucura de seu comportamento, erguem orgulhosamente a cabeça, imaginando valer um grande preço. Exigem, em virtude da rica elegância de suas vestes, honras que não ousariam esperar com um traje simples e comum; mostram-se indignados quando se olha a sua roupa com um olha de indiferença.


Em sugundo lugar, esses mesmos homens não são menos estúpidos por se alimentarem de honras sem realidade e sem proveitos. É natural e verdadeiro o prazer que se sente em frente de um adulador que tira o chapéu e dobra humildimente o joelho? Uma genuflexão cura alguém de febre ou da gota?

Entre aqueles que ainda seduz uma falsa imagem do prazer, estão os nobres que se comprazem com orgulho e amor no pensamento de sua nobreza. E de que se gabam? Do acaso que os fez nascer em uma longa série de ricos antepassados, e, sobretudo, de ricos proprietários (porque a nobreza de hoje é a riqueza). Todavia, se esses insensatos nada tivessem herdado de seus pais, ou tivessem devorado todo seu patrimônio, ainda assim não se sentiriam, por isso, diminuídos na sua nobreza dum só cabelo." (Morus, 1516, p. 100).


"Os piores escravos são aqueles que estão servindo constantemente as suas paixões." Diogenes.


2 comentários:

  1. Anônimo28.10.09

    Na minha opinião nobres são aqueles que fazem algo grande nessa terra, que deixam suas marcas não por suas posses mas sim por suas ações, fazer o bem, construir algo d epositivo nesta vida será o passaporte para uma vida abençoada e eterna.

    Temos que usar aparência e vaidade como meios de se relacionar com as pessoas e não como meio de querer ser superior.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  2. concordo com sua primeira opinião, agora, não acho que deve-se usar a aparência e vaidade como meios de se relacionar, até porque, será que realmente você estará sendo você, se utilizando desses meios. Ou apenas de uma "máscara."

    ResponderExcluir

É o verbo...