terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Pirataria", o que ??

Você com certeza já deve ter ouvido que o Brasil, "perde" aproximadamente 6 bilhões por ano com pirataria, porém esse artigo é escrito para desmentir esse tipo de afirmação .

O primeiro ponto, e o que a "grande imprensa" encobre. é o de que há uma grande diferença no significado de pirataria, explico: quando se fala em pirataria, e que o Brasil perdeu 6 bilhões, te passa logo à idéia de que são esses produtos de mercados populares, tipo dvd, cd ou até roupas, mentira... o que faz o Brasil perder tanto dinheiro são os produtos maquiados normalmente eletronicos, que são trazidos do Paraguai. Então vou abrir um parênteses para explicar toda esse esquema via Paraguai:

" por não possuir leis de trabalho, países como a China, Coréia do Sul, Taiwan etc. vendem produtos eletrônicos (em sua maioria), mas também roupas e bebidas (em uma carga menor) por um preço baixo, fazendo uma concorrência injusta com os outros países que por sua vez impõem altos impostos a esse tipo de produto, e ai é que entra o Paraguai, que muitas vezes quebra acordos internacionais e compram produtos desses países sem taxas aduaneiras, que chegam ao país e muitas vezes são maquiados (modificados) como produtos paraguaios, e depois contrabandiados para outros países, normalmente o Brasil".

Então por que, os DVD's, CD's e outros produtos populares são tão combatidos pela mídia. Há uma explicação simples, para um grande problema, a "grande mídia" é dona das grandes gravadoras, então conseqüentemente com a "pirataria", elas perdem dinheiro, isso é um fato, e claro, elas lutaram de todas as formas possíveis para que seus lucros, que nós sabemos que são bem gordos, mesmo em tempos de crise.

O segundo ponto é o preconceito, normalmente quem vende esses produtos são pessoas de baixa renda, que moram em locais de pouca estrutura, ou melhor dizendo precários, então é claro que a "grande mídia" não vai perder a chance de manter o velho clichê: "favelado, pobre, é bandido, de alguma forma, é bandido" e cria-se essa mentira, até como uma forma também de manter o distanciamento social.

O terceiro ponto vem da manipulação da informação, dizem que a "pirataria" (no conceito pré-estabelecido pela "grande mídia" e já explicado) faz com que o Brasil perca altos volumes em arrecadação, torpe mentira (mais uma) primeiro que apesar de se "perder" dinheiro no primeiro processo de venda dos produtos, isso até é verdade, porém todo o dinheiro arrecadado nas vendas ficam no Brasil, é um comércio interno, não há pagamento a princípio de impostos, porém o dinheiro fica no Brasil, diferente das grandes empresas estrangeiras (Sony, Universal Music, EMI, etc) que vem ao Brasil, vendem, e bem, dvd ou cd, de cantores estrageiros e repassam o lucro para fora do país que acaba ficando com a raspa do tacho, de impostos ínfimos.

E por fim outro fato importante da "pirataria", é que ela faz o papel do estado, como? oferecendo empregos informais, tirando pessoas da marginalidade. Vamos imaginar, se é proibido definitivamente a "pirataria", mais de 1 milhão de pessoas perderiam o emprego, então como ficaria a arrecadação do estado se essas pessoas saírem do PEA (população economicamente ativa) para o PEI (população economicamente inativa), provavelmente será menos dinheiro nos cofres públicos, além claro, do risco de muitos desse desempregados se envolverem com o crime, aumentando a violência no país.

A "pirataria" traz arrecadação sim !! emprego, e um minímo de dignidade a milhões de pessoas, o que deveria ser papel do estado. Estado esse, que tanto suga a já tão mencionada arrecadação de impostos.


"E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz". (música, Guerreiro menino, FAGNER).

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, agradavel de se ler e muito informativo. Essa questão a respeito da pirataria é algo que eu sempre questionei, o que é melhor, entregar o nosso dinheiro para os gringos que tanto exploram o terceiro mundo e para os cofres públicos, sempre a mercê da corrupção dos mandatários do povo e que dificilmente se reverterá para nosso benefício direto ou mante-lo integralmente dentro do nosso país, nas mãos do povo que tanto precisa dele? O que é melhor, dar metade pro pro explorador estrangeiro, mais um quarto pro explorador interno e não ter a garantia de ver o ultimo quarto na mão de quem precisa, ou ter a certeza de manter o valor integral na mão do povo? Fico com a segunda opção, com toda a certeza!

    Sou do Blog www.dominiomarinho.wordpress.com, tentei usar minha openID mas essa josta não quer confirmar minhas credenciais...

    ResponderExcluir
  2. As gravadoras estão pagando pelo que fizeram: não souberam se atualizar; por outro lado, não pode virar uma zona: artistas bons (raridades) merecem ganhar seus direitos autorais. É uma discussão ampla...

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Lucas, que bom que você gostou, e é exatamente isso que você diz mesmo, é bom se rever se realmente se perde dinheiro.

    E Pobre Esponja, obrigado pelo comentário. Concordo que os artistas mereçem ganhar, porém com menos ambição. Assim como as próprias gravadoras.

    ResponderExcluir

É o verbo...