quarta-feira, 17 de junho de 2009

"Ator" Não é humorista.


Na última segunda (dia 15/06/2009) assistindo o Programa do Jô (do qual, com algumas ressalvas eu índico) algo me chamou a atenção, e já vem me chamando a algum tempo, ao apresentar o "ator" George Sauma, o Tatalo, do famigerado e preconceituoso, Toma lá dá cá, Jô, o chama de Humorista. E é nesse ponto que eu quero tocar, até quando a mídia e as grandes emissoras vão nos empurrar esses falsos humoristas, e o exemplo não vale apenas para o George Sauma, posso citar parte do elenco do Zorra Total, Turma do Didi, Louca Família, Praça é nossa, etc. Todos que participam desses programas, são atores (e olhe lá). Você já viu uma entrevista desses pseudo-humoristas sem um roteiro pronto, apenas no improviso, com seu carisma, é sofrível, triste, consegue ser mais chato do que as narrações do Cléber Machado.

E não é que eu caia naquela bobagem de que humorista tenha que ser "engraçado", em todo momento de sua vida, não, porém todo bom humorista necessita de um mínimo de carisma, o que eles não possuem. Humorista, é quem consegue fazer rir com seu próprio talento, sem depender de roteiros e ensaios, com o carisma próprio, Chico Anysio (que a Globo insiste em deixar fora do ar) é humorista (um dos melhores), Tom Cavalcante, Didi (Renato Aragão), Paulo Silvino, Zé Americo, Golias..etc..etc...Então comparem esses, com os sofríveis "atores" dos programas já mencionados, o alguém vai conseguir me convencer, que Adriana Esteves, Andréa de Nóbrega, Sidney Magal, Jacaré, são humoristas (risos).

Outro exemplo que eu posso citar, é do grande Marco Nanini, que é considerado um grande ator, o que é verdade, porém o mesmo, não se considera humorista, mesmo fazendo brilhantemente, e com muito humor o papel de Lineu, na grande Família.

Então, não vamos acreditar, em respeito aos verdadeiros humoristas, que aqueles, que esporadicamente, através de roteiros prontos podem ser considerados como tal. Porque sendo assim, Maradona como treinador, Sarney pousando de ético, e Luciana Ximenes fingindo ter conhecimento, me faz rir, porém...

2 comentários:

  1. Anônimo18.6.09

    Assisti ao programa supramencionado, é muito fácil conseguir enxergar esse tipo de "influencia midiatica " quando se tem um conhecimento maior , quando se é um formador de opnião, ou seja, quando não se faz parte do publico de massa . O que acredito ser o meu e o seu caso, no entanto esse tipo de programa como toma lá da cá, a turma do didi, etc, são voltados para o publico de massa, sendo assim devemos tentar enxergar as coisas como ela realmente são, não estou aqui para defender ninguem, mas creio que o "ator" George Sauma e os demais citados como Adriana Esteves e etc, não podem ser criticados devido a tal conceito , uma vez que não foram eles que criaram esse "perfil" ...

    Devemos é tentar mostar as pessoas que existe muito mais alem da cortina de fumaça que se vê. Se a população não tem acesso a humor de verdade, como poderemos criticá -los ?? eles não sabem o que é arte, como vão apreciar ???? entende meu ponto de vista ????


    A solução não está na critica e sim em propor soluções e lutar a respeito .

    Cristiane de Paula

    ResponderExcluir
  2. Primeiro obrigado Cristiane, pelo excelente comentário. Adorei mesmo. E concordo plenamente, a minha critíca (e não chega nem a ser uma critíca, mais, digamos um alerta) não vai diretamente para os "atores", já que eles são apenas contratados, e não tem culpa de não ter talento (pelo menos na minha opinião) para tal papel. Minha critíca, é feita diretamente a essa manipulação, dentre várias, da "grande mídia", tentando criar falsos artistas.

    Como eu te disse, eu entendo e concordo com seu ponto de vista, e uso meu espaço, para passar a minha opinião, de alguém com o conhecimento maior do que a massa, claro, conhecimento relacionado a mídia, já que de forma alguma, eu vou despresar o conhecimento de mundo da grande massa.

    Sobre propor soluções, dentro do possível, eu proponho a melhor de todas (na minha opinião) que é o Chico Anysio.

    Mais uma vez, muito obrigado pelo comentário, e espero que você continue me prestigiando, seria uma honra para mim.

    ResponderExcluir

É o verbo...